A colônia de férias no parque Fernão Dias começou ontem, segunda-feira (16/1), oferecendo muita diversão e lazer. No primeiro dia de programações, os responsáveis foram orientados e os participantes cadastrados. Com atividades espalhadas por todo o espaço, os professores do programa Primeiros Passos entreteram e animaram as crianças e jovens entre seis e 17 anos. Devidamente identificados, eles foram divididos em grupos de até 30 pessoas, sendo monitorados pelos instrutores.
“Recebemos um grande número de inscritos. Nosso intuito é fazer desse projeto algo que vire rotina em épocas de férias escolares. As áreas foram sinalizadas, cada participante recebeu um colete e contamos, aqui, com o apoio da Guarda Civil e da Transcon”, disse o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Ivayr Soalheiro.
No primeiro dia de tarefas, muitos pais ficaram até o final. É o caso, por exemplo, da terapeuta ocupacional Ana Cristina Floriano de Oliveira, que levou o filho Pedro, de 11 anos,ao parque. Na visão dela, a proposta da colônia de férias foi bem legal. “Primeiramente por tirar as crianças e jovens de casa, onde, muitas vezes, interagem somente por meio de tecnologias. No parque, um lugar aberto, é possível conhecer outras crianças”, avaliou.
Érica Menezes, pedagoga e mãe de Benjamin, de seis anos, também acha que a colônia de férias proporciona atividades diversas e uma interação entre as crianças. Para ela, as atividades, que compreendem o período de 16 a 27 de janeiro, das 13h às 17h, “ajudam os pais, pois muitos trabalham e não poderiam proporcionar aos filhos uma diversão como esta aqui realizada”.
O engenheiro químico, Marcos Wagner Gomes, pai de Thiago, 9 anos, elogiou a organização da colônia, pois a atividade virou uma alternativa de diversão para a família, que neste ano não pode viajar. “Aqui ele poderá participar de atividades variadas, algumas lúdicas, se enturmar. Em casa, como não iríamos viajar, seria só joguinho”, sorriu.
A colônia de férias é uma parceria entre secretarias de Esportes, Lazer e Juventude e Meio Ambiente. Cerca de 300 pessoas se inscreveram.
Clique aqui e confira a galeria de fotos
Preparação
A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, conjuntamente com a de Meio Ambiente, realizou vistorias no local antes da realização da colônia de férias. Reuniões on-line também alinharam ideias e ações.
Parceria
A Guarda Municipal estará presente a fim de que as crianças e jovens possam se divertir em um ambiente seguro. As barracas da Economia Solidária também estão presentes, comercializando lanches.